sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A arte de ser você.

Se pensarmos no quanto de nós mesmos nós conhecemos vamos ficar surpresos. A maioria de nós não se conhece tão bem quanto pensamos. Na verdade acho que nem pensamos nisso . Vamos vivendo levando os dias atolados de trabalho e atribulações. Vivendo o mundo que nos cerca sem nos darmos conta do mundo que carregamos dentro de nós. Somos um mundo. Tenho procurando fazer esse exercício de auto-conhecimento. Espero que chegue pelo menos a uns 10%.

6 comentários:

Anônimo disse...

... É Cris, eu tbém tenho buscado esse momento de reflexão, pois só através do autoconhecimento podemos identificar nossos modelos, nossos “arquivos mentais” e verificar se eles estão compatíveis com o que queremos para nossa vida. Só através da auto-análise podemos compreender se é necessário fazer ajustes em nossa conduta. Até pq, para nos modificarmos, temos que nos conhecer. Temos que nos conscientizar de como percebemos o mundo, como sentimos, como pensamos, como nos expressamos e como atuamos. Esse autoconhecimento é imprescindível para detectar e modificar aqueles aspectos de nossa personalidade que nos impedem de nos sentirmos bem conosco mesmos, de nos relacionarmos positivamente com os demais, de atingir nossas metas pessoais. Com ele eu posso conseguir identificar minhas fraquezas e talvez...quem sabe...rsrs eliminá-las. Posso também localizar minhas forças e potencializá-las. Mas esse caminho não é nada fácil....rsrsrs por vezes é chato....rsrsrs canso, paro...mas não desisto!
Um bjOO

Anônimo disse...

Nunca fiz esse autoconhecimento e me conheço muito bem...sei o que quero, pra onde eu vou e o que fazer!
Ficar pensando dessa forma é coisa de maluco, temos que viver! Curtir cada momento da nossa vida e só, o homem complica tudo.

Anônimo disse...

Que bom que vc tem todas as respostas....fico feliz por vc!

Inês Mata disse...

Não sei se PRECISAMOS mudar. A mudadança é quase sempre um ajuste social: mudar para ser aquilo que esperam de nós. Por isso acho que a necessidade de se conhecer é gritante. Se você sabe quem é e o que quer de fato, ái sim, as mudanças serão sempre meros ajustes. Viver sem pensar, isso foge da nossa característica humana. Não que devamos passar o dia em meditações, até pq alguém tem que trabalhar nesse país, mas dedicar um momento a você mesmo é um presente que você pode dar a sua contrução enquanto sujeito da sua própria vida.

Anônimo disse...

Mudar faz parte de nós. Mudamos o tempo inteiro: por dentro, por fora. Cada etapa da vida pede uma relexão sim, e essa reflexão deve ser renovada, eu acho para acompanhar quem nos tornamos a cada instante.

Anônimo disse...

Com certeza o autoconhecimento é muito importante, é prioritário, mas acho que o nosso reconhecimento vem aos poucos, lento, às vezes nem percebemos a nossa mudança, mas com certeza ela vem e nos transforma em melhores ou piores seres, a depender das lutas que enfrentamos no dia a dia.
A tendência é sempre melhorar.